BairradaAcampa 2010

12 04 2010

O nosso Agrupamento participou no BairradaAcampa 2010, que decorreu de 9 a 11 de Abril em Óis do Bairro.
Sob o lema UNIR PARA CRESCER, cerca de 400 escuteiros da Área da Bairrada, puderam assim vivenciar experiências e ideais nos três dias de actividade.

No sábado decorreram várias actividades por secções, e no Domingo os presentes puderam participar na fundação de um novo Agrupamento na Área da Bairrada, o Agrupamento 1345 de São Lourenço do Bairro. A cerimónia decorreu no local do Acampamento e foi presidida pelo Bispo de Aveiro, D. António Francisco.

Aqui deixámos o testemunho dos nossos escuteiros:

Na manhã de sábado, começaram a chegar bem cedinho com o entusiasmo inerente ao primeiro acampamento do ano, sendo para muitos a primeira vez que iam dormir dentro de uma tenda. Reinava a boa disposição e a vontade de trabalhar para que nada faltasse… transportar as tendas, as caixas de cozinha, as varas… tudo o que era necessário. Quando estava tudo pronto, chegou o autocarro para transportar os lobitos e os exploradores. Já no autocarro dominavam os sorrisos e a conversa sobre as expectativas da actividade.

Chegados ao local, e depois de descarregar todo o material, foram dadas as instruções para o Jogo de Pista que iria ter início logo de seguida. Vinte e duas patrulhas de toda a região ouviram atentamente os conselhos necessários para que tudo corresse da melhor forma. Depois de colocados os coletes reflectores, teve início o jogo, saindo patrulha a patrulha. O Jogo tinha vários postos onde eram realizadas actividades, características do local onde se encontravam, o que proporcionou aos exploradores conhecerem um pouco mais a região. O almoço estava marcado para as 12:30, horário em que cada patrulha se abrigou do sol e aproveitou para almoçar o que haviam trazido de casa.

O Agrupamento de Oiã esteve responsável pelo posto da Igreja de S. Pedro, em Tamengos, onde se aludiu à figura de S. Pedro como pescador de homens. Assim, depois de um breve diálogo com ele, os exploradores tiveram de procurar o baú do tesouro e, de seguida, preparar as redes e o barco para irem à pesca. Com as canas de pesca prontas e já em alto mar, os exploradores tiveram a oportunidade de realizar uma pescaria.

No acampamento, à medida que as patrulhas chegavam, começaram a montar as tendas, o que não era tarefa fácil devido à rigidez do terreno. Para muitos, era a primeira vez que montavam tendas e, por isso, foram explicadas algumas regras de montagem. As mochilas começaram a encher as tendas e os exploradores aproveitaram para vestir uma roupa mais quente para a noite. Entretanto, foram distribuídos os livros de campo e as insígnias e depois foi organizada uma fila onde cada um iria buscar a sua comida preparada com a ajuda de alguns pais.

No final do jantar, aproveitou-se para cantar os Parabéns à Vanessa saboreando o seu bolo de aniversário. Estava a aproximar-se o Fogo de Conselho e todas as patrulhas se dispuseram de uma forma organizada. Foram realizadas peças cómicas e sérias e partilhados teatros, jogos e reflexões. Cada agrupamento apresentou a peça que tinha preparado. Depois da canção do silêncio, cada explorador foi indo para a tenda, onde o esperava uma noite de descanso.

A manhã de domingo começou bem cedo, antes da alvorada, devido ao facto de os exploradores acordarem quase de madrugada, o que lhes permitiu realizar ginástica matinal. Depois do pequeno-almoço tomado e das tendas desmontadas, foi realizado um desfile pela localidade, seguido da celebração da eucaristia, presidida pelo Bispo de Aveiro, onde fizeram as promessas os chefes do Agrupamento de S. Lourenço do Bairro, agrupamento fundado no dia. O calor fazia-se sentir de uma forma intensa. Posteriormente, foi realizado o almoço, seguido de momentos de convívio entre os agrupamentos e entre as patrulhas. Seguiu-se a cerimónia de entrega de prémios e o encerramento. É de felicitar a Patrulha Leopardo, vencedora do primeiro prémio dos Exploradores, que deve servir de incentivo a todas as outras patrulhas. Depois de cantada a canção do adeus, despedimo-nos dos outros agrupamentos até ao S. Jorge em S. Jacinto.

Enquanto se esperou pelo autocarro, escreveram-se dedicatórias nos livros da actividade e partilharam-se experiências.

Já na sede, foi arrumado todo o material e realizado o encerramento.

Este acampamento foi uma actividade enriquecedora para todos os exploradores na medida em que possibilitou vivenciar novas experiências, conhecer e comunicar com exploradores de outros agrupamentos.

E assim, cada explorador vai crescendo…

Este acampamento para os Pioneiros iniciou-se na 6ª feira, com a montagem das tendas e com um ensaio geral para a festa de campo que iria decorrer no dia seguir.

No sábado, após a abertura oficial do campo, os Pioneiros iniciaram um Raid que os levaria a percorrer as terras limitrofes (Óis do Bairro, Paredes do Bairro, Vilarinho do Bairro, São Mateus, Cabeço do Marco, Póvoa do Garção, Curia) dando a conhecer as suas gentes e costumes. Durante o Raid, os Pioneiros tiveram de efectuar diversas actividades que o levaram a praticar os seus conhecimentos escutistas.

Após o final do Raid, os Pioneiros, assistiram a uma acção de divulgação dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro.

À noite, realizou-se a grande Festa do Campo dos Pioneiros, onde cada grupo pioneiro apresentou uma peça, dando mostras da sua criatividade e vivacidade.

No Domingo, os Pioneiros participaram nas cerimónias da Fundação do Agrupamento de São Lourenço do Bairro

Guia de Campo:

Artigo publicado no OiãPonto.

Anúncios

Acções

Informação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: