Promessas – Olha, vê e reza a beleza de Deus

17 04 2011

O Agrupamento 1143 S. Simão de Oiã realizou, nos dias 2 e 3 de Abril, as Promessas. As cerimónias, presididas pelo Assistente de Agrupamento Pde Mário, tiveram lugar na Igreja de Oiã e contaram com a presença de muitos pais e amigos.

As cerimónias deram especial atenção ao lema das Promessas deste Ano que é também o lema da nossa Paróquia para este ano – “Olha, vê e reza a beleza de Deus”.

No Domingo, perante o altar, diante dos irmãos escuteiros e na presença da comunidade cristã, fizeram a sua Promessa Escutista 9 Lobitos, 15 Exploradores, 5 Pioneiros e 1 Caminheira do nosso Agrupamento.

As cerimónias, para além da numerosa comunidade local, contaram com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, do Presidente da Junta de Freguesia de Oiã, do Chefe da Área Pedagógica da Bairrada, que incentivaram a continuarmos a desenvolver a nossa metodologia em prol da juventude.

Concluídas as cerimónias, seguiu-se o já habitual almoço convívio no Centro Paroquial com a presença muito significativa de escuteiros, familiares e amigos.

Aos novos Escuteiros o Agrupamento pede para que nunca se esqueçam da sua Promessa e com a alegria do Lobito, o gosto pelo desconhecido do Explorador, o entusiasmo do Pioneiro e a procura de novos rumos do Caminheiro, continuem a Olhar, a Ver e a Rezar a beleza de Deus.

Promessas dos Lobitos

Prometo, da melhor vontade:

  • Ser amigo de Jesus, amando os outros;
  • Respeitar a Lei da Alcateia;
  • Praticar diariamente uma Boa Acção.

Promessas dos Exploradores

Prometo, pela minha honra e com a graça de Deus, fazer todo o possível por:

  • Cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria;
  • Auxiliar o meu semelhante em todas as circunstâncias;
  • Obedecer à Lei do Escuta.

Promessas dos Pioneiros

No compromisso a dar os seguintes passos:

  • A renúncia ao mais cómodo;
  • o desapego do que mais apetece;
  • a fidelidade à palavra dada;
  • a procura da justiça e da verdade;
  • o aprofundamento da amizade;
  • o crescimento na disponibilidade.

Prometo, pela minha honra e com a graça de Deus, fazer todo o possível por:

  • Cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria;
  • Auxiliar o meu semelhante em todas as circunstâncias;
  • Obedecer à Lei do Escuta.

Promessas dos Caminheiros

Prometo, pela minha honra e com a graça de Deus, fazer todo o possível por:

  • Cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria;
  • Auxiliar o meu semelhante em todas as circunstâncias;
  • Obedecer à Lei do Escuta.

«Homens novos para um mundo novo», eis a síntese do nosso projecto. A insatisfação do que somos é o ponto de partida. Peregrinos do infinito, vencemos na esperança o es¬forço de caminhar. Fazemos nossa a palavra de S. Paulo: «Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente a fim de conhecerdes a vontade de Deus».

Obrigado

Cântico de Acção de Graças:

Obrigado, pelo sol e pelo Vento,
Pelo azul do firmamento,
E pela estrela que há em mim.
Obrigado pelo tempo que passou,
Pelos passos, pelos voos,
E pela vida que há em mim.

Obrigado por esse brilho no olhar
Por essa chama que me queima
Obrigado pela estrela que há em mim.
Obrigado pela estrada percorrida,
Por esse dom, por essa vida,
Obrigado pela estrela que há em mim.

Obrigado, pelo sorriso da criança,
Pela saudade e a lembrança,
De alguma estrela que brilhou.
Obrigado pela presença que não passa,
Pela esperança que me abraça,
Pelo silêncio que há em Ti.

Obrigado por essa voz que em mim habita
Por essa mão que necessita,
De outra mão que saiba amar e ser feliz.
Obrigado por esse adeus que é boa nova,
Por esse olhar de boa vinda,
Pela estrela qu’inda brilha no meu céu.

Cânticos

Acções

Information

Deixe uma Resposta

